Mas afinal, lugar de mulher é onde?

      Então vem a pergunta do século: onde é o lugar da mulher?

     Antigamente, lugar de mulher era em casa, mas bem antigamente mesmo. Todos sabemos que de dois a três séculos atrás a mulher possuía pouquíssimos direitos e sua função era cuidar da casa e dos filhos, enquanto o marido trabalhava.

      No período da Revolução Industrial, mulheres e crianças trabalhavam nas fábricas em péssimas condições por serem mais baratos, mais fáceis de manter. E o resultado? Protestos. Confusão. 130 mulheres mortas queimadas, em 1857, na busca pela igualdade. E desde então surgem os movimentos feministas. Surge o tão desejado mundo igualitário.

     E nós, em pleno século XXI, ainda não o alcançamos. Por que ainda existem homens com pensamentos machistas, já que as mulheres desempenham as mesmas funções e possuem a mesma rotina que eles? Por que o pensamento da sociedade não mudou? Por que os homens ainda acham que lugar de mulher é em casa?

      Em 2014, a cantora e compositora Pitty realizou uma participação no programa da rede Globo "Altas Horas". Como é costume nesse programa, realizou-se discussões sobre assuntos variados. Um dos assuntos discutidos deu a oportunidade da cantora criar polêmica. Assista ao vídeo:



      Pitty pergunta a um rapaz "Se você tivesse uma namorada, e ela te fala 'Amor, hoje vou sair com os meus amigos para a balada'. Como é que você reage?" Ele responde que terminaria o namoro. Em seguida, Pitty pergunta se ele sai com suas amigas, ele afirma e diz que "Mulher é pra ficar em casa!". Um exemplo recente de machismo na mídia.

      Em minha opinião, a sociedade nunca deixará de ser completamente machista. O mundo é machista desde sempre, e não é repentinamente que ele se tornará igualitário e justo. Afinal, ele é feito de humanos. Humanos pensam, têm opiniões próprias, são influenciados, são aproveitadores, são egoístas. Quando a cultura de querer levar vantagem e diminuir os outros se extinguir, não teremos apenas a igualdade de gêneros; teremos a solução de todos os problemas.

       Enquanto isso não ocorre, lutamos por respeito. E com razão. Lugar de mulher é onde ela quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário